top of page

Marceneiro Junior

Os alunos da Escola Pau Brasil têm a oportunidade de se tornarem profissionais da marcenaria, do design de móveis e do empreendedorismo. Unindo os recursos da arte e de uma nova formação, o projeto oferece aos jovens diferentes perspectivas de futuro e uma consciência de cidadania.

O curso tem duração de um ano e está estruturado em 20 horas semanais de aulas práticas e 8 horas de ensino teórico. Uma nova turma de seis alunos (entre 17  e  20  anos)  inicia  atividades  a  cada  semestre. A grade oferece ensino complementar de cidadania, português, matemática e estímulos lúdicos, além de atividades de lazer.

As  técnicas  e  o  padrão  suíço  de  marcenaria  foram adaptados para as aulas, recebendo adaptação à cultura brasileira. Avaliações a cada seis meses testam o desempenho de  cada  participante.  Quando  atinge bons  resultados,  o  aluno  é  contemplado  com  ferramentas pessoais para que possa se preparar para seu próprio empreendimento, estabelecendo parcerias com profissionais da área e desenvolvendo o ofício.

A venda de produtos confeccionados nas oficinas contribui com o projeto. O objetivo é formar profissionais munidos de todas as técnicas de marcenaria moderna,  conscientes  de  seus  direitos  e  deveres  como cidadãos e preparados para o mercado de trabalho. Os jovens são estimulados a desenvolver habilidades como criatividade, autoestima, cooperação, percepção artística e senso estético.

O  projeto  é coordenado pelo fundador da GIRA Solidário - Promoção e Defesa da Infância e Adolescência o designer Stephan Hofmann e realizado pela equipe, composta por profissionais de várias áreas.

bottom of page