top of page

Curso Básico de Marcenaria

Além do projeto social, a Escola Pau-Brasil também oferece um Curso Básico de Marcenaria Moderna voltado para homens e mulheres com mais de 18 anos.

O curso, que tem 64 horas/aula de aprendizado prático e dinâmico, é oferecido duas vezes por ano com turmas de no máximo 24 alunos. Nele, alunos e alunas aprendem os fundamentos básicos da marcenaria, descobrem um hobby e a satisfação de criar algo com suas próprias mãos.

Além disso, o valor pago pelos alunos colabora para a manutenção do projeto social que atende jovens de famílias de baixa renda de Campo Grande.

Já são 12 turmas formadas no Curso Básico de Marcenaria e a procura é sempre muito grande. Assim, se você quer aprender marcenaria conosco nos acompanhe nas nossas redes sociais, Facebook e Instagram, e fique por dentro de todas as datas e novidades.

Ainda com dúvidas? 

O Curso Básico de Marcenaria da Escola Pau-Brasil é de graça?

Não. A Escola Pau-Brasil mantém duas atuações. A primeira é um projeto social voltado à formação profissional de jovens provenientes de famílias de baixa renda da cidade de Campo Grande. O projeto não tem custos para as famílias dos jovens participantes, tem duração de 1 ano e tem o objetivo de preparar moças e rapazes para serem profissionais de marcenaria.

A segunda atuação da Escola Pau-Brasil é justamente o Curso Básico de Marcenaria. Ele é voltado para adultos acima dos 18 anos, que tenham interesse em aprender marcenaria. Oferecemos esse Curso como forma de colaborar com a manutenção da organização, do projeto social e também para ensinar a mais pessoas o valor de produzir algo com suas próprias mãos.

 

Onde e quando acontecem as aulas?

As aulas acontecem aos sábados, das 8h às 17h, com intervalo de uma hora de almoço, na nossa sede que fica na Rua Miraí, 700, no bairro Pioneiros, em Campo Grande – MS.

Quantas pessoas fazem o curso?

Cada turma é formada por no máximo 24 alunos e temos 1 instrutor para cada 4 alunos, você não ficará desassistido durante as aulas e receberá toda atenção necessária para desenvolver as técnicas ensinadas.

O que eu vou aprender?

Você vai conhecer as caraterísticas das principais matérias primas usadas na marcenaria, como MDF, madeira maciça, compensados e lâminas de madeira; Conhecer na prática as várias ferramentas e seu uso com segurança; Conhecer e aplicar técnicas de junções manuais em madeira maciça; Elaborar traçados, marcações, formas e dimensões constantes nos desenhos ou esboços, em função da execução de cortes; Conhecer as regras de um bom design e das normas de ergonomia e aplicá-las em peças; Conhecer os princípios do “design sustentável” (upcycling), técnica de aproveitamento de sobras e resíduos na realização de peças; Conhecer técnicas de montagem de móveis e de acabamento; Operar máquinas usadas na marcenaria; Cortar e trabalhar com precisão com madeira maciça e MDF e fará tudo isso na prática produzindo peças que aliam técnicas diferentes para aprender cada passo.

Se o seu questionamento não foi respondido, por gentileza, entre em contato conosco pelo (67) 3384 8400.

Curso Básico de Marcenaria
bottom of page